Todo aluno especial precisa de monitor individual?

Todo aluno especial precisa de monitor individual?

Um aluno especial necessita de uma ajuda individual e para isso requer um monitor. De tal modo que esse profissional possa ajudá-lo em suas tarefas mediante a sua limitação.

Assim, entenda que é importante entender a lei que garante o direito à educação para esses indivíduos. Então continue a leitura e saiba mais informações a respeito do assunto.

Por que a criança com necessidades especiais precisa de atenção?

Algumas crianças demonstram desde o nascimento certas dificuldades. Com isso, saiba que as mesmas possuem um desenvolvimento diferente. Ao passo isso pode ser visto em comparação a outras da sua idade.

Entretanto, compreenda que nem sempre os pais conseguem perceber tais pontos. Porém, quando percebem geralmente é quando fazem comparação entre as outras crianças.

Com isso, o aluno especial na escola terá de ter uma atenção maior. Devido ao fato de que precisará de auxílio de um monitor ou professor qualificado. E a busca por um tratamento terapêutico ou similar será importante também.

Onde a necessidade especial da criança possa ser diagnosticada para facilitar em sua inclusão. Certamente, a atenção dirigida a essa criança é importante visando o bem estar dela. Por isso, é essencial que os familiares, professores e profissionais saibam lidar com o indivíduo. Fazendo com que ele se integre ao ambiente e que seja respeitado por todos a sua volta.

Quantos monitores devem haver na sala de aula?

Você deve saber que um aluno especial terá direito a um monitor pedagógico. Ou mesmo um assistente terapêutico para lhe auxiliar no ambiente escolar. De tal forma que o mesmo possa ser orientado em sua integração e tarefas.

Enquanto que isso é determinado mediante ao Estatuto da Pessoa com Deficiência. Ou seja, a Lei de número 13.146/2015, que autoriza esse direito para a criança especial na sala de aula. De fato, o aluno especial deve ter um acompanhamento profissional em sua jornada escolar. Vale destacar que os próprios profissionais de saúde podem indicar isso para melhores resultados.

Vale ressaltar que é preciso uma avaliação para saber quantos monitores o aluno precisará. Afinal, compreenda que tudo depende do tipo de condição dele e das necessidades apresentadas. Entretanto, saiba que o aluno especial tem direito a pelo menos um profissional para lhe ajudar. Assim, você deve saber que é importante que a família e a escola cheguem a um consenso.

Quais tipos de cuidados são necessários?

A inclusão de crianças especiais em sala de aula (regulares) exige trabalho diferenciado do professor. Uma vez que ele terá que trabalhar com as ferramentas corretas e elaborar um bom plano de estudos.

Dessa forma, entenda que o aluno especial vai precisar de atenção e respeito. Enquanto que as necessidades podem incluir os seguintes pontos:

  • Conhecer muito bem a criança e sua família;
  • Uso de materiais específicos para as aulas;
  • Contar com profissionais que sejam especializados no assunto;
  • Saber quais competências e habilidades o aluno apresenta;
  • Utilizar métodos pedagógicos adequados;
  • Criar propostas que sejam colaborativas;
  • Respeitar cada tipo de limitação, pois cada aluno especial tem suas características.

Além disso, é importante que você considere no planejamento as ferramentas que podem ser:

  • Livros em áudio;
  • Leitura em braile;
  • Sinais em Libras;
  • Entre outros tipos.

Decerto, você precisa saber que este apoio é realizado pelos profissionais. Tudo em conjunto com a escola para criar um ambiente propício e agradável ao aluno. Sempre visando manter a segurança e assegurando os direitos do indivíduo.

Em termos de inclusão do aluno especial é importante considerar:

  • Informações: Analisar os laudos médicos e buscar profissionais que possam acompanhá-lo no ambiente escolar;
  • Criar tarefas (naturais): Afazeres onde o aluno se sinta incluído, ajudando em seu desenvolvimento potencial;
  • Aproximação: O professor deve ter uma atenção especial ao aluno para lhe auxiliar. Esclarecendo as preferências e interesses dele;
  • Aceitações: Combater todo o tipo de intolerância e desrespeito, gerando acolhimento por parte dos outros alunos.

Como identificar quando a criança precisa de apoio individual?

Você precisa saber que o ideal é que haja uma avaliação com um profissional para eventuais diagnósticos. Contudo, saiba que o aluno especial pode apresentar algumas características que podem ser identificadas.

Desse modo, compreenda que algumas delas são:

  • Atrasos em seu desenvolvimento: observar a criança e ouvir o que os pais têm a dizer. Mediante as atitudes do indivíduo;
  • Falta de interesse: quando a criança não interage e brinca que nem as outras;
  • Isolamento (familiar): quando ocorre isso por parte da criança é necessário verificar o que ocorreu;
  • Dificuldades de alfabetização: seja na matemática básica, não reconhecer cores, falta de memorização, entre outros;
  • Queixas: problemas emocionais que vão além de estar apenas não se sentindo bem;
  • Medos: investigar se estiver atrapalhando nas tarefas e no aprendizado;
  • Irritação: quando não há equilíbrio, pode se tornar um problema que necessite de um profissional;
  • Fadiga: deve ser observado, pois as crianças geralmente apresentam muita energia.

Portanto, o aluno especial precisa ser respeitado no ambiente escolar. A fim de que possa evoluir e participar das tarefas propostas pelos professores. Um monitor muitas vezes será fundamental na jornada dele para trazer melhores resultados.