10 tipos e materiais de berloques para pulseiras

10 tipos e materiais de berloques para pulseiras

Existem diferentes tipos de berloques e pulseiras, assim como os materiais utilizados nos enfeites que simbolizam a história e personalidade de quem usa.

Os berloques são acessórios usados desde a Antiguidade em pulseiras, chokers e colares. Parecidos com pingentes, trazem símbolos que representam a personalidade da pessoa que usa, como viagens e profissões.

Ainda que tenham virado tendência mais recentemente, os berloques são usados desde a Antiguidade. Ou seja, é uma moda atemporal que, literalmente, chegou para ficar. Mas, além do tema do acessório, é preciso pensar em outros detalhes. 

Entre eles, estão os tipos e materiais de berloques e pulseiras. Nisso, é importante pensar tanto na qualidade quanto nas possibilidades de combinação.   

Tipos de berloques e pulseiras 

Existem diferentes tipos de berloques e pulseiras, cujas características se distinguem pelo material e finalidade. Sobre os berloques, por exemplo, há os tradicionais e os separadores.  Os berloques tradicionais são aqueles que ficam mesmo pendurados na pulseira ou no colar, por exemplo. Eles carregam os símbolos que a pessoa escolher, por exemplo, pets ou viagens especiais. 

Na categoria dos berloques tradicionais, há os pingentes, pendurados por uma argolinha, e os encaixados direto na pulseira ou colar.  Já os berloques separados são usados para separar os tradicionais, como se fosse para organizá-los.  

Sobre os significados dos tipos dos berloques, podem ter muitos, por exemplo:

  • números (idade ou datas especiais) 
  • letras (iniciais ou o nome completo de alguém)
  • bichos de estimação 
  • bebidas 
  • ícones da profissão 
  • bandeiras ou símbolos de países
  • símbolos religiosos
  • meninos e meninas (para indicar os filhos e filhas)

Tipos de pulseiras 

Já sobre os tipos de pulseiras, podemos destacar três deles:

  • pulseira de prata: a mais tradicional, normalmente feita em prata 925, em diferentes formatos (coração, pedras preciosas, entre outros) 
  • pulseira de berloque com trava para que os berloques não caiam 
  • pulseira de berloque de ouro ou banhada a ouro 

O último tipo de pulseira, inclusive, dá um ar mais elegante e requer escolha apurada dos berloques. Porém, dê preferência sempre a algum modelo com trava, independente do material, para reduzir os riscos de perder os berloques. 

Outra dica importante é escolher um modelo que tenha de dois a três centímetros de diâmetro maior do que o pulso da pessoa. Lembre-se de que os próprios berloques ocupam um pouco de espaço no braço, então, é preciso evitar que a pulseira fique apertada. 

Por fim, a pulseira deve ser lisa, ainda que flexível ou rígida, para melhor acondicionar os berloques. Ah, e você pode usar mais de uma pulseira e combinar tanto os estilos quanto os berloques que coloca nelas.   

Materiais de berloques

Os berloques mais conhecidos são aqueles feitos em prata 925, cujo material é de reconhecida qualidade. Entretanto, há também opções folheadas a ouro, rosé, bijuteria, esmaltados e com aplicações em pedra. 

Materiais de pulseiras de berloque 

Como destacamos acima, as pulseiras de berloque podem ser feitas tanto em prata 925, banhada a ouro ou de ouro, em si. Ainda, de prata com pedras preciosas, principalmente a zircônia, bem como couro.

Como montar sua pulseira de berloque 

Antes de mais nada, quantos berloques cabem em uma pulseira? Isso vai depender do tamanho da pulseira e até do tipo de berloque. Normalmente, a pulseira de prata suporta até 16 deles, enquanto outros materiais podem reduzir esse número.  

Bom, de fato, além dos tipos de berloque e pulseira, uma vantagem é que nenhum deles exige muita ordem sobre como montar. Afinal, a ideia é representar aquilo que se parece com a pessoa e sua história. Não à toa, a pulseira de berloques é, também, chamada de pulseira da vida. 

Sendo assim, você é quem escolhe como montá-la: simplesmente colocar os símbolos afetivos, pensar em uma estrutura mais uniforme em cada pulseira ou apenas pendurar berloques que ache bonito sem, necessariamente, haver um significado. 

Agora que você sabe quais são os materiais e tipos de pulseiras e berloques, basta pensar nos símbolos que quer representar. Mas, lembre-se de escolher peças de qualidade, isto é, não estraguem com tanta facilidade para ter a sua pulseira da vida por um bom tempo.