4 Razões pelas quais crianças não devem usar sapatos altos
É consenso na ortopedia infantil que crianças não devem usar sapatos altos ou com saltos, e apontam várias razões que sustentam essa posição, uma das principais razões para isso, é o fato das crianças estarem em desenvolvimento.
O corpo de uma criança não é igual ao de um adulto, principalmente porque nos pequenos, os ossos e músculos ainda estão em formação e usar sapatos altos podem prejudicar o crescimento e fazer com que os ossos se formem de forma inadequada.
O calçado infantil ideal é aquele que respeita a liberdade da criança e seus movimentos, e que proporcionam conforto e segurança em todos os momentos. Pensando nisso, elaboramos esse texto para que você entenda porquê as crianças não devem usar sapatos altos.
Porque os saltos são prejudiciais à saúde?
Os sapatos altos não prejudica apenas as crianças, é um fator que traz prejuízos também para os adultos.
Em um adulto, o uso frequente desse tipo de calçado pode causar lesões nos pés, pernas e coluna, má circulação, dores e desconforto, inchaço, tendinites e uma série de outros problemas mais graves que podem afetar a saúde de forma muito negativa.
Com as crianças não é diferente, na verdade, nesta fase da vida, o uso de sapatos altos é extremamente danoso e podem acarretar prejuízos para a vida inteira. Não esqueça que a forma de viver e as experiências das crianças definem diretamente como ela lidará e viverá quando adulta.
Os calçados de salto alto mudam o centro de gravidade do corpo, forçando uma alteração na postura para manter o equilíbrio, além disso ele altera a pisada e concentra o peso do corpo nos dedos, fazendo com que ele não seja distribuído de forma correta, provocando uma sobrecarga na sustentação do corpo.
Porque as crianças não devem usar saltos altos?
Reunimos aqui 4 razões pelas quais as crianças não devem usar sapatos altos, para te ajudar a entender, de uma vez por todas, porque incentivar e permitir essa prática pode trazer problemas para sua saúde.
1. As crianças estão em fase de desenvolvimento
Estar em fase de desenvolvimento significa que o corpo da criança e suas estruturas não estão completamente formadas, seu corpo passará por uma série de mudanças, crescimento, formação e fortalecimento de músculos e ossos.
Os pés das crianças são uma parte fundamental nesse processo, afinal elas aprenderão a equilibrar- se sobre eles, a andar, correr, pular e se movimentar das mais diversas formas.
Os pés enfrentarão mudanças significativas até a adolescência. Perderão aquela aparência arredondada e carnuda dos primeiros meses de vida, terá o arco plantar sendo formado, os ossos em pleno desenvolvimento e os músculos se fortalecendo a cada dia. Os pés terão a importante função de sustentar e amortecer o peso do corpo.
Diante de tudo isso, imagine permitir que crianças usem sapatos altos e saltos, sabendo o quanto esse tipo de calçado pode prejudicar qualquer pessoa que o use e que ele pode afetar o desenvolvimento das estruturas do corpo da criança e causar problemas graves.
2. Os saltos altos causam problemas de saúde nas crianças
Para convencê-la do quanto o uso de calçados altos pode ser ruim para uma criança listamos alguns dos problemas mais enfrentados por elas quando esta realidade é presente. Veja:
- Afetam a postura;
- Causam lordose e outras deformidades na coluna e nos pés;
- Afetam o equilíbrio a mobilidade e o jeito de andar;
- Comprometem o desenvolvimento motor;
- Provocam dores intensas no calcanhar, na panturrilha;
- Dores nas articulações;
- Unhas encravadas;
- Calosidades;
- Quedas e torções, etc.
3. Sapatos altos são um fator de adultização das crianças
Alguns estudos comprovam que o fator adultização na criança está ligado não apenas a fatores psicológicos, mas físicos também, vestir uma criança como adulto, principalmente as meninas – onde ela é tratada e vestida como mais velha, e o corpo responder acelerando a puberdade.
A adultização consiste basicamente quando uma criança tem um comportamento de adulto que não condiz com a idade que ela tem, uso de maquiagens e saltos altos contribuem de uma forma muito negativa nesse contexto, principalmente porque está muito ligado à sensualidade e erotização da mulher.
Esse tipo de situação acontece porque há uma influência significativa dos padrões de beleza impostos pelas sociedade e pela mídia, cabe aos pais decidir o que é melhor para o bem estar de suas crianças.
4. Criança precisa ser criança
Na contramão dessa lógica de adultização, é preciso ressaltar que as crianças precisam ser crianças, uma fase que dura pelo menos até os 12 anos, e vivenciar esta fase plenamente. Poder se movimentar com liberdade, brincar, correr, pular, andar descalça ou usar calçados que não prejudiquem e atrapalhem seus comportamentos de criança.
Ao dizer não a sapatos altos, os pais estão fazendo escolhas que permitam que seus filhos e filhas possam viver a infância sem se limitar a modismos e determinações da indústria do consumo.