Qual a importância de manter as revisões do seu veículo em dia?
Você consegue se lembrar da última vez em que levou o seu automóvel para uma revisão? É normal que os donos de veículos só se lembrem de levar o carro ao mecânico quando ele já está com algum problema.
Contudo, fazer uma revisão periódica pode ajudar a poupar dinheiro, resolvendo os problemas antes que eles se espalhem, e a manter a segurança do motorista e dos passageiros, evitando acidentes.
Continue lendo para saber quando você deve fazer uma revisão e quais problemas são resolvidos com idas frequentes à oficina mecânica.
Como é feita uma revisão de carro?
A revisão é uma série de análises dos componentes do carro para saber se estão todos em seu perfeito estado. Também é feita a troca das peças que têm um tempo de vida limitado, como o filtro do óleo.
Revisar o veículo garante os problemas silenciosos, ou seja, que não causam efeitos aparentes no carro, sejam encontrados. Entre os exemplos do que é feito na revisão está:
- checagem do alinhamento do carro;
- troca de filtro de ar do motor;
- troca do filtro de combustível;
- troca de fluído do freio;
- troca do óleo;
- calibramento dos pneus.
Qual a frequência que a revisão de veículo deve ser feita?
De forma geral, a revisão do carro pode ser feita a cada seis meses ou a cada dez mil quilômetros rodados. Porém, nem todas as trocas precisam ser feitas em todas as revisões.
A substituição do fluido de freio e das velas da ignição, por exemplo, pode ser realizada intercaladamente entre as revisões. De qualquer maneira, se o automóvel passar por revisões constantes, o mecânico responsável vai notar o momento exato de fazer as mudanças.
Como saber se devo fazer uma revisão no carro?
Se faz mais de seis meses que você não leva o carro ao mecânico e se, durante esse tempo, você já rodou mais de 10 mil quilômetros, pode ter certeza que você deve levar o veículo para uma revisão. Provavelmente, o carro terá peças desgastadas e que necessitam de troca e reparo.
Mas, se faz menos de seis meses que você faz uma revisão no veículo, existem alguns sinais que indicam que o retorno à oficina mecânica deve ser adiantado. São eles:
- barulhos incomuns em qualquer parte do veículo;
- superaquecimento do motor;
- mau-cheiro no ar condicionado;
- direção repuxando;
freio duro.
Por quê é preciso fazer revisão nos veículos?
A realização da revisão periódica é de extrema importância. Para provar como é imprescindível levar o carro ao mecânico a, pelo menos, a cada seis meses, separamos alguns benefícios da prática.
Economia.
Ir ao mecânico a cada seis meses pode parecer custoso, mas saiba que problemas grandes no carro, causados pela falta de manutenção, são muito mais. O mau funcionamento de uma única peça pode forçar o resto do sistema e acabar comprometendo tantas partes diferentes do carro que o conserto (caso seja possível reparar os danos) será bastante oneroso.
Além disso, você economiza em outras áreas, pois a revisão possibilita:
- escapar do recebimento e, consequentemente, pagamento de multas;
- impedir de imprevistos que requerem o pagamento de reboque;
- utilizar menos combustível, a partir da limpeza de peças que forçam o consumo.
Segurança
Esse é um motivo indiscutivelmente significativo para a realização de revisões periódicas em veículos. Imagina estar dirigindo e o freio não funcionar ou começar a sair fumaça no capô? Evite estar em uma situação desesperadora como essas levando o carro ao mecânico periodicamente.
Melhor desempenho
Por último, para muitas pessoas dirigir é uma necessidade, mas pode ser também um prazer. Mesmo em um carro que não é moderno, é possível deixar os movimentos do volante e o contato da roda com o chão mais suaves, o carro ficar mais rápido e o motor sem emitir quase nenhum som. Isso porque um carro velho conservado pela revisão pode ser melhor do que um carro novo que nunca recebe reparos.
Então, corre lá e faça a revisão do seu veículo. Afinal, excesso de cautela nunca é demais. Antes, diga aqui nos comentários qual a periodicidade das revisões no seu carro.