3 Exercícios práticos para melhorar a sua memória
Sabe quando a memória às vezes falha em buscar uma informação? Aqui mostraremos opções como exercícios práticos para melhorar a memória.
A partir deles, você poderá colocar em prática seu raciocínio e sua mente. Dessa maneira, espera-se que possa calibrar suas sinapses (conexões neuronais) e privilegiar uma rotina mais saudável.
Além disso, uma memória e uma mente ativas trazem inúmeros benefícios, como veremos mais a seguir. Certos momentos em nossas rotinas, nos deparamos com esquecimentos.
Isso tudo decorrente de uma rotina muitas vezes cansativa e intensa todos os dias. Seja nos afazeres domésticos, como no estudo e no trabalho. Quer descobrir, afinal, alguns exercícios práticos para melhorar a memória? Siga conosco nos próximos tópicos, onde mostraremos com mais detalhes o tema. Vamos lá!
Importância da memória e seu papel em nossas vidas
Como falamos, vivemos geralmente rotinas cheias de afazeres. São muitas coisas que nos tornamos responsáveis, como a organização da casa, o apoio e responsabilidades com nossa família e nossos filhos.
Isso sem contar, certamente, as tarefas de estudo e rotina de trabalho, que também tomam grande parte de nosso tempo e nossas vidas.
É interessante, dessa forma, dirigir uma série de exercícios práticos para melhorar a memória. Tanto para uma mente ativa e estressada, que necessita de paradas na rotina, como também para alguém que não possui hábitos saudáveis.
Esses hábitos passam desde a alimentação, a uma rotina de exercícios físicos, a estudos, leituras. São coisas que fazem uma enorme diferença e podem acarretar problemas a longo prazo para nosso cérebro e, eventualmente, até para o nosso corpo como um todo.
3 exercícios para colocar em prática e exercitar sua memória
Para recomendar algumas atividades e exercícios práticos para melhorar a memória, pensamos em algumas opções. Avalie cada uma delas e encaixe em sua rotina algo que te interesse:
- jogos – podemos exercitar a memória através de vários tipos de jogos. Desde jogos em consoles, com estratégia e investigações, até pelos jogos de tabuleiro, como dama, xadrez, dominó. Você pode também realizar palavras cruzadas, sudoku e caça-palavras;
- rotina de exercícios físicos – tenha sempre uma rotina de exercícios, tanto em uma academia ou para uma caminhada, diariamente. Importante, aliás, realizar trajetos diferentes, tanto nas idas e vindas da academia, como também quando realizar as caminhadas;
- leitura – tenha uma rotina de leitura, seja um jornal, uma revista, ou um livro. Importante também variar as temáticas.
Vantagens e benefícios de uma memória sadia
Vimos algumas opções de exercícios práticos para melhorar a memória no item anterior. Eles servem, sobremaneira, para ampliar nossas atividades cerebrais, seja condicionando a exercitar partes mais “paradas” de nosso cérebro, como também para relaxar de nossas atividades rotineiras.
Para uma mente e memória mais sadias, é muito importante tomarmos esses cuidados, pois é um cuidado que trazemos inúmeros benefícios agregados, como, por exemplo:
- senso crítico – ao desenvolvermos uma rotina de leitura, assim, traremos conosco novas ideias e novas visões de mundo. Possibilidades de argumentações e melhorias para nossas vidas e de nossa sociedade em geral;
- saúde física e mental – sabemos agora que o cérebro é um dos órgãos mais importantes de nosso corpo e comanda uma série de fatores. É dele grande parte da responsabilidade por nossa saúde física e mental. Dessa maneira, é de suma importância preservamos uma rotina que privilegie nossas atividades físicas, momentos de relaxamento, realizar hobbies, pausas diárias, e atividades, como os exercícios acima;
- disposição e rotina – com essa maior atenção, nos veremos, conforme formos aplicando, uma rotina mais motivadora e mais disposição para os desafios que enfrentamos no dia a dia.
Ressaltamos aqui, ademais, as prevenções a doenças, como Alzheimer, altamente ligada ao cérebro. Por uma rotina mais sadia, desta maneira, reduzimos certamente em grande parte o risco de aquisição desta e outras doenças, especialmente originárias do cérebro.
Consequentemente, estaremos focando em uma maior longevidade e uma vida mais saudável.
Conclusão
Como vimos, a memória carece sempre de ser estimulada positivamente. Nosso cérebro é responsável por grande parte de nossas atividades rotineiras. Adicionalmente, ele também necessita pausas e uma atenção por nossa parte.
À medida em que vamos instaurando uma rotina mais saudável, realizando atividades para exercitar a memória, por exemplo, vamos obter inúmeros benefícios, os quais elencamos os principais.
A fim de que você possa manter ou melhorar sua rotina, levando a alguns novos hábitos saudáveis, esperamos que os exercícios te motivem. É importante que seja algo prazeroso, pois para um novo hábito se estabelecer, demanda tempo e dedicação de nossas partes.
Com os exercícios práticos para melhorar a memória, afinal, você poderá auferir resultados na rotina diária e benefícios a longo prazo.