Whatsapp e negócios: como usar a ferramenta pode te ajudar a vender mais
Se você quer saber uma dica preciosa para o seu negócio, aqui está uma dica: dê aos clientes acesso ao seu status de fidelidade e a capacidade de usar seus pontos de fidelidade durante uma compra no WhatsApp.
As agências de SEO já fazem isso em sites de clientes, porque a fidelização da volta é, em grande parte, garantida, então usar isso no seu whatsapp é perfeito para uma experiência completa.
Com seu chatbot automatizado , os clientes podem simplesmente solicitar o status de seus pontos e você pode oferecer a opção de usar esses pontos durante o processo de checkout.
Você pode até enviar mensagens personalizadas e automatizadas para descontos e promoções com base em seu status de fidelidade. Faça com que seus clientes se sintam valorizados e faça com que seu programa de fidelidade se destaque dos demais.
Assistente de compras proativo
Ter um personal shopper é uma vantagem que nem todos experimentam. Mas, com o WhatsApp, você pode tornar mais fácil do que nunca ter acesso a um personal shopper.
Permita que os clientes marquem compromissos com compradores pessoais pelo WhatsApp com mensagens de lista.
Os clientes podem reservar o horário que melhor lhes convier sem ter que fazer um telefonema; ideal para salões de noivas.
Eles podem até conversar com seu assistente de compras pelo WhatsApp. Usando rich media , o personal shopper pode enviar imagens e vídeos de novas coleções ou opções que possam atender o cliente.
É uma ótima maneira de construir um relacionamento pessoal por meio de experiências de conversação.
Enviar confirmações e recibos de pagamento
Envie recibos, garantias e confirmações de pagamento facilmente pelo WhatsApp. Use o canal que os clientes conhecem e confiam para garantir que seus documentos sejam enviados e vistos com segurança.
Isso proporciona uma experiência amigável, eliminando a necessidade de vasculhar montanhas de e-mails para encontrar recibos.
Se sua empresa trabalha com algo mais intimista como o marketing médico, tente ser solidário e mande mensagens que sejam motivadoras.
Entrega e Serviço
Assistente virtual
Adicionar um assistente virtual à sua equipe de suporte ao cliente não apenas reduz os custos, mas também acelera o tempo de resolução de consultas e torna a experiência geral mais tranquila para os clientes.
Um chatbot automatizado no WhatsApp pode ser programado para responder a perguntas frequentes, orientar clientes no processo de compra ou serviços ou enviar vídeos ou documentos relevantes a pedido do cliente. Isso abre os agentes de suporte para consultas mais complexas.
Ajustes podem ser feitos no chatbot em qualquer estágio e para qualquer tipo de nicho, seja para uma empresa de impermeabilização de sofá ou uma loja de roupas, permitindo que os varejistas ofereçam respostas relevantes aos seus clientes com base em suas necessidades.
Acompanhamento proativo de pedidos
Continue a conversa assim que o pedido for feito. 93% dos clientes dizem que desejam receber atualizações proativas dos varejistas sobre suas remessas.
Mantenha seus clientes satisfeitos mantendo-os informados sobre o canal que eles adoram. Envie proativamente atualizações de entrega via WhatsApp e informe-os sobre atualizações de status antes que eles entrem em contato com você.
Resolver problemas de entrega
Erros acontecem. Às vezes, o pedido errado é enviado a um cliente e pode ser um grande ponto de dor que pode levá-lo a não retornar. Você pode evitar isso usando o WhatsApp para resolver problemas.
Seu cliente pode enviar uma imagem do item que recebeu e pedir instruções sobre o que fazer para resolver rapidamente esse problema, resultando em uma experiência positiva para o cliente.
Devoluções
As devoluções podem ser decepcionantes, mas podem ser uma oportunidade para os varejistas de comércio eletrônico aprimorarem ainda mais a experiência do cliente. Envie etiquetas de envio aos seus clientes pelo WhatsApp para proporcionar uma experiência de devolução tranquila . Faça o acompanhamento com atualizações para garantir que eles saibam que sua devolução foi recebida e que o reembolso foi pago.
Recomendações de produtos com base em compras recentes
Mantenha a conversa aberta engajando os clientes e enviando recomendações sobre produtos que eles possam gostar pelo WhatsApp.
É uma ótima maneira de fazer upsell e garantir que os clientes vejam seus produtos sem precisar abrir sua loja virtual ou aplicativo.
Peça feedback
A coleta de feedback do cliente pode ajudar muito a decidir como os varejistas de comércio eletrônico abordam seus processos e abordam os pontos problemáticos.
Torne esse ponto de contato o mais simples possível para os clientes para garantir que você obtenha a maior taxa de resposta.
Use botões de apelo à ação ou mensagens de lista para criar uma experiência de feedback perfeita. Os clientes podem avaliar sua experiência escolhendo uma classificação diretamente no bate-papo – sem a necessidade de trocar de aplicativo.