15 dicas para exibir pés saudáveis e curtir o verão de chinelo

15 dicas para exibir pés saudáveis e curtir o verão de chinelo

A combinação de calor, sol, mar e chinelo pode causar danos aos seus pés. Mas com os cuidados corretos isso pode ser evitado. Trouxemos aqui algumas dicas importantes que podem salvar você nesses dias quentes.

Evite andar descalço.

Sair ao ar livre sem chinelo no verão aumenta o risco de lesões nos pés. Também aumenta as chances de você desenvolver verrugas nas plantas dos pés (verrugas plantares), micose (um fungo) e outras infecções, de acordo com a American Podiatric Medical Association (APMA).

Use as meias certas.

Meias de mistura acrílica e sintética funcionam melhor para afastar a transpiração que pode causar infecções fúngicas. Segundo especialistas, os fungos se proliferam em ambientes úmidos.

Portanto, certifique-se que suas meias favoreçam a respiração de seus pés e os mantenham secos. Segundo o Dr. Flavio Candau, médico dermatologista, o uso de sabonetes degermantes e talcos também ajudam a evitar fungos e micoses.

Cuidado com as bolhas.

Algumas sandálias costumam causar bolhas nos pés quando esfregam a pele nua. Se você sentir que uma bolha está surgindo, use um acolchoamento ou procure ajuda médica.
Evite estourar as bolhas, pois isso pode causar uma infecção grave. Hidrate-as e evite calçados fechados enquanto elas persistirem.

Deixe seus pés respirarem.

Se possível, evite usar sapatos fechados durante os meses de verão. Vá com chinelo ou sapatos abertos. Outra dica dos podólogos é deixar os pés um pouco livres de calçados quando estes não estiverem em contato com o chão.

Desta forma, eles poderão receber ventilação e a pele poderá respirar livremente. Enquanto recebem um pouco de ar, quaisquer umidades serão eliminadas.

Mantenha-se hidratado.

Beber muita água nos dias de verão vai minimizar o inchaço nos pés devido ao calor, por isso é importante sempre andar com uma garrafinha de água e beber mesmo que não sinta sede.

Use protetor solar quando estiver de chinelo.

Não se esqueça de passar protetor solar nas partes expostas dos pés no verão. Esse é um hábito ainda pouco adotado, mas que precisa se tornar rotina. O sol incide diretamente nos pés e o risco de câncer de pele e envelhecimento precoce é altíssimo.

Avalie o desgaste do seu chinelo.

Alguns chinelos podem causar dor nos pés e tornozelos. É importante encontrar o calçado ideal e que comporte bem os pés. Sandálias com alças e que protegem a parte posterior são mais indicadas.

Porém, caso opte pelos chinelos de dedo, hidrate seus pés sempre muito bem antes e depois de sair para evitar rachaduras e machucados.

Adicione amortecimento aos sapatos de verão.

Alguns discos amortecedores estão disponíveis no mercado e podem ser encontrados com bastante facilidade. É importante utilizá-los principalmente quando for fazer uma caminhada longa ou corridas durante o verão.

Use os sapatos certos para a atividade.

Nessa estação do ano muitas pessoas costumam viajar e se aventurar em alguns esportes. Para essas práticas existem calçados apropriados. Utilize sempre o tipo de sapato adequado quando for fazer escaladas, caminhadas, corridas e etc.

Mantenha os sapatos e as meias secos.

Se molhar os sapatos e as meias, tire-os e seque-os completamente antes de colocá-los; isso protegerá contra infecções fúngicas. Leve um par extra para passeios com água ou quando a previsão indicar chuva.

 

Limpe os pés após as atividades aquáticas.

Sempre após qualquer atividade na água é importante lavar bem os pés com água e sabão. Assim você retira todas as impurezas que podem, ocasionalmente, ter se depositado entre os dedos ou na cava do pé. Enxugue-os bem.

Visite uma pedicure.

Existem profissionais que podem ajudar com um cuidado extra. Caso você já tenha o hábito de cuidar de seus pés sozinhos, opte por fazer isso com muita minúcia em algum momento. Separe um dia para dar uma atenção especial para seus pés.

Remova o esmalte periodicamente.

Cobrir as unhas com esmalte durante todo o verão pode ser prejudicial à saúde. Retire o esmalte periodicamente para dar um pouco de ar às unhas.

Inspecione sapatos velhos.

Sapatos gastos e esfarrapados podem causar bolhas. Olhe atentamente para suas sandálias e chinelos do verão anterior e jogue fora os que parecerem desgastados. Em caso de dúvida, jogue-os fora. Se nada mais, você terá uma desculpa para ir comprar sapatos!

Segundo essas dicas você poderá curtir seu verão e garantir a saúde de seus pés. Seja com chinelo ou com tênis de escalada, eles vão agradecer se receberem a atenção e os cuidados necessários.