Como ser uma revendedora de semijoias de sucesso
Revender semijoias no atacado é um excelente negócio. Além da flexibilidade de tempo e os lucros altos, as mulheres, em geral, têm mais facilidade para atuar nesse ramo por conhecer um grupo de mulheres que amam os acessórios e estão sempre comprando. Porém, é necessário estar sempre se inovando para conquistar novas clientes.
Por isso, confira nossas 6 dicas de como ser uma revendedora de semijoias de sucesso!
-
Conheça e crie um relacionamento com suas clientes
O primeiro passo para ser uma revendedora de sucesso é conhecer suas clientes. Entenda suas preferências, gostos, estilo de roupa e músicas favoritas, além dos locais que elas frequentam.
A partir desses dados é possível traçar a personalidade das clientes e oferecer produtos mais personalizados, como, por exemplo, um brinco delicado e pequeno para uma cliente mais caseira e um brinco maior e ousado para uma cliente mais excêntrica.
Além disso, crie um relacionamento com suas clientes, seja enviando as últimas novidades de semijoias no WhatsApp ou postando dicas de cuidados dos acessórios em seu Instagram.
Gerando conteúdo e mantendo um contato frequente você pode se aproximar das clientes e fidelizá-las.
-
Faça up selling e cross selling
Um dos maiores erros de uma revendedora é achar que ao ter feito uma venda para uma cliente, seu contato com ela acabou.
O ideal é realizar duas técnicas de venda:
- Cross selling, técnica de vendas que consiste em vender para o mesmo cliente um produto complementar ao que ele já comprou (como um brinco que combina com um colar).
- Up selling, técnica em que você vende um produto mais caro para o cliente que já comprou algo de valor menor.
Essas técnicas são eficientes principalmente porque uma cliente que já conhece seus produtos e gosta deles está mais disposta a adquirir outra coisa.
Portanto, lembre-se sempre de aplicá-las. Afinal, é mais barato manter uma cliente do que conquistar uma nova.
-
Controle financeiro
O controle financeiro é um detalhe que às vezes é esquecido, principalmente quando uma revendedora iniciante está deslumbrada com os lucros.
É ideal montar mensalmente uma planilha com suas expectativas de lucro, gastos para comprar os acessórios do mês, a receita que entrou, entre outros.
É fundamental também nunca misturar seus gastos do trabalho com as despesas de casa, pois assim é perigoso confundir os valores investidos e gastar mais do que deveria.
-
Faça networking
Revender produtos não consiste apenas em visitar suas clientes, mas também fazer networking com outras profissionais.
Pesquise por eventos de semijoias na sua cidade, encontros de revendedoras/empreendedoras e faça contatos.
Algumas profissionais podem servir de inspiração e te ajudar com eventuais dúvidas.
Além disso, você vai aprender as estratégias da concorrência e fazer seu nome no mercado, tornando-se conhecida entre quem já atua há mais tempo.
-
Invista na sua presença online
Além da presença em eventos, criar uma presença online também é fundamental. Afinal, em uma época com tanta tecnologia, você deve usá-la a seu favor para manter suas clientes e conquistar outras.
Por isso, crie um perfil profissional para suas semijoias, poste dicas para suas clientes, faça um canal no YouTube com dicas relacionadas à moda, acessórios, etc.
É possível criar uma forte presença online sem investir muito, afinal, a maioria das redes sociais são gratuitas.
Com isso você ainda fortalece seu marketing pessoal e se destaca da concorrência.
-
Tenha paciência e contorne as objeções
Um fato é que em algum momento do seu trabalho você irá ouvir um não e ele não será o último.
Por isso, invista em cursos de oratória e persuasão. Pesquise por técnicas para quebrar as objeções de suas clientes.
Com a prática, você irá aprender a reforçar o diferencial e o valor dos seus produtos, por isso, tenha paciência e continue melhorando suas técnicas.
Gostou das nossas 6 dicas sobre como ser uma revendedora de semijoias de sucesso? Então deixe seu comentário!