Dicas para ter uma alimentação saudável

Dicas para ter uma alimentação saudável

Pode parecer redundante, mas ter uma alimentação saudável é muito importante para garantir a boa saúde e evitar doenças. Ter bons hábitos alimentares, além de ser benéfico para saúde, ajuda a emagrecer e conquistar um físico mais bonito. Conheça as dicas para ter uma alimentação saudável, aqui neste artigo.

Dicas para ter uma alimentação saudável

Como melhorar os hábitos alimentares?

O grande problema de mudar os hábitos em relação à alimentação é o costume e necessidade de consumir alimentos industrializados, mas existem receitas praticas que podem ser preparadas a partir de ingredientes saudáveis.

Mas, antes disso é preciso conhecer o que devemos mudar. Confira o que deve ser feito para melhorar nossa alimentação:

 

Beber água

É recomenda do por profissionais da área da saúde que as mulheres adultas bebam 2 litros de água por dia e os homens 2,5 litros. Estes níveis podem ser aumentados dependendo da atividade de cada um, das condições ambientais e fisiológicas.

 

Lista de compras

Além de simplificar o tempo no estabelecimento, essa metodologia nos permite acompanhar os produtos de que precisamos e evitar comprar alimentos de que não precisamos.

 

Faça 5 refeições por dia, 3 refeições principais e 2 lanches

Coma mais vezes, mas em menores quantidades. Essa é a principal premissa para ativar o metabolismo a queimar mais calorias e controlar o peso, pois isso evitar lanches ajuda a reduzir a ansiedade. O desempenho também é melhorado à medida que os nutrientes são fornecidos ao longo do dia e fazemos com que o corpo funcione melhor e seja mais ativo.

 

Evite alimentos fritos e à milanesa

Da mesma forma que o consumo excessivo de açúcar é ruim, o mesmo acontece com o abuso da fritura como método de preparo de alimentos. Quando os alimentos fritos são queimados por ter atingido uma alta temperatura, a acrilamida é produzida, uma substância nociva que pode se tornar cancerígena.

 

5 porções por dia de frutas ou legumes 

Três porções de vegetais e duas de frutas são as quantidades ideais mínimas recomendadas pela comunidade científica. Com estas porções garantimos o fornecimento de vitaminas e minerais que o corpo necessita ao longo do dia. Além disso, comer frutas e legumes ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, distúrbios digestivos, doenças neurodegenerativas e ajuda na luta contra o sobrepeso e a obesidade.

 

Aprecie a comida e coma devagar

É uma das coisas mais saudáveis ​​para o organismo, mas não é uma prática que possa ser aplicada no nosso dia a dia, pois a pressa e o pouco tempo para o almoço nos fazem terminar a rapidamente. No entanto, conseguir este hábito nos permitirá provar mais alimentos e melhorar a digestão.

 

Tente estabelecer um horário regular 

Manter o peso e metabolismo em perfeitas condições pode ser alcançado, estabelecendo uma regularidade com os horários das refeições. Desta forma, o peso pode ser mantido e, ao mesmo tempo, ativar o metabolismo. O ideal é conseguir realizar as refeições com o intervalo de 3 em 3 horas.

 

Reduza o uso de sal 

A alta ingestão de sódio (mais de 5 gramas por dia) aumenta os casos de pressão alta e risco de doença cardíaca e derrame. No momento do cozimento, use as especiarias que dão sabor, como pimenta preta, orégano, cominho ou alho são ótimos substitutos.