Posicionamento no Google: algumas ferramentas úteis
Obter o maior número de visitas ao nosso negócio ou site de negócios é vital para gerar mais vendas. Uma boa otimização da web e um excelente posicionamento no Google são fundamentais, principalmente se quisermos economizar em campanhas pagas do Google Ads.
Aqui mostramos duas ferramentas que o ajudarão a escolher as melhores palavras- chave, que são a base de qualquer estratégia de posicionamento na web.
(Recomendo também procurar no google por “consultoria seo preço” para verificar se está dentro do seu orçamento, pois é sempre válido contar com profissionais gabaritados).
Otimização e posicionamento web no Google
Alcançar uma boa otimização web e, acima de tudo, um posicionamento muito bom no Google, é a aspiração de todas as empresas, pequenos negócios e empreendedores.
Independentemente de realizarmos ou não campanhas pagas no Google Ads (investimento sempre recomendado), melhorar nosso posicionamento na internet é fundamental na era do marketing digital.
Para isso, fazer um bom trabalho com as palavras- chave (ou palavras-chave) em todas as páginas do seu site, seja ele um blog ou um site de frases de amor, é um dos aspectos a que temos que nos dedicar.
Mas, além disso, precisamos de algumas ferramentas que nos ajudem a descobrir as palavras-chave que nos darão os melhores resultados em termos de otimização da web e posicionamento no Google. Eu também recomendo meu artigo sobre como escolher palavras-chave para um artigo.
Palavras -chave e posicionamento no Google
Uma das principais dificuldades (e um dos maiores erros) na hora de escrever textos e desenvolver conteúdo para sites de negócios é escolher palavras- chave com base em suposições.
A falácia consiste em assumir que as expressões mais comuns, ou mais utilizadas, no nosso setor de atividade, ou em relação aos nossos produtos ou serviços, são as que temos de incluir e repetir no nosso website para conseguir o melhor posicionamento. no Google.
Mas uma boa otimização da web não é sinônimo de linguagem ou expressões que usamos em nossas conversas cotidianas. Não só porque não é assim que digitamos em PCs ou em nossos smartphones (não podemos minimizar o fato de que quase metade das buscas já são feitas em celulares).
Mas, além disso, para conseguir um bom posicionamento no Google precisamos ter algumas informações mais “científicas” sobre o desempenho que vamos conseguir com as palavras- chave que selecionamos. E para isso temos que recorrer a algumas ferramentas.
Existem muitas ferramentas para pesquisar e selecionar palavras- chave que nos ajudam a alcançar o máximo em termos de otimização da web. Alguns são gratuitos, mas os melhores (obviamente) são pagos, embora possam ter versões gratuitas com menos funcionalidades ou períodos de teste grátis.
As melhores palavras- chave para otimização da web
Um que pessoalmente acho muito útil é o KWFinder, que permite até três pesquisas gratuitas por dia (para uma quantidade maior você tem que atualizar para uma versão paga.
Esta plataforma nos oferece informações realmente valiosas para apoiar nossa otimização da web com palavras- chave com melhor desempenho para nós.
Em primeiro lugar, ao inserir uma palavra- chave (ou, melhor dizendo, uma expressão-chave), ele listará uma série de expressões semelhantes, ou com significados semelhantes, e que são amplamente utilizadas pelos usuários ao realizar suas pesquisas.
Junto com cada uma dessas expressões, nos informa o número de pesquisas mensais que são feitas com elas e o grau de dificuldade que teremos para conseguir uma boa posição no Google com elas.
Esse grau de dificuldade tem a ver com a concorrência que cada palavra- chave possui , ou seja, o número de sites que as estão utilizando. Naturalmente, quanto mais concorrência, mais difícil será conseguir uma boa otimização da web com uma palavra- chave .
É a isso que me referia acima quando disse que nem sempre as expressões mais usadas em nossas conversas diárias são as que vão garantir o melhor desempenho em nossas estratégias de posicionamento no Google.
Geralmente, a melhor opção é escolher expressões utilizadas por usuários que tenham um bom número de buscas (embora não o maior), mas menos concorrência e, portanto, menos dificuldade na hora de otimizar web.
Autoridade da página e classificação do Google
Um bom complemento para escolher as palavras- chave mais eficazes para o seu posicionamento na web é instalar o plugin Moz no seu navegador Google Chrome.
Essa ferramenta mostra informações importantes em tempo real sobre os sites em que você está navegando. Os dados mais importantes são a Autoridade de Domínio e a Autoridade de Página.
Como usar essas informações para escolher suas palavras- chave mais promissoras? Antes de tudo, visite seu próprio site com o Google Chrome (com o Moz instalado), e você saberá como está seu site no nível do domínio e no nível de cada uma de suas páginas.
Agora faça uma pesquisa no Google usando a palavra- chave (ou expressão-chave) que você está pensando em usar para o artigo que está prestes a escrever (ou para a página que está prestes a adicionar ao site).
Dessa forma, você saberá com quais sites está competindo por essa palavra-chave e quais são seus valores de Autoridade de Domínio (DA) e Autoridade de Página (PA) (Para aumentar a autoridade do site, você pode optar por comprar backlinks ou por uma agência de link building).
Se os valores para o seu site (e para as páginas do seu site que usam essas palavras- chave ou semelhantes ) forem muito baixos em relação aos sites com os quais você competirá, convém escolher palavras- chave com menor concorrência e dificuldade. .
A estratégia de otimização da web ao longo do tempo
Se você fizer as coisas direito, certamente em um tempo seu site terá uma melhor otimização na web e um melhor posicionamento no Google, e então também sua Autoridade de Domínio e a Autoridade de Página das páginas individuais do seu site também aumentarão, e então você poder competir pelas palavras- chave mais “difíceis” , e que trazem as maiores recompensas.
É um trabalho de longo prazo e exige dedicação permanente. Se você quer economizar esse trabalho, ou não tem tempo para se dedicar à otimização da web, então uma estratégia paga, baseada no Google Ads, é provavelmente a melhor alternativa no seu caso.
Resumindo, mais do que o melhor posicionamento no Google, o que sua empresa precisa é que seus potenciais clientes cheguem ao seu site. E para isso, quer você gaste tempo ou invista dinheiro, qualquer estratégia que leve ao aumento de vendas é uma estratégia válida.