O que faz um socorrista?
A profissão de primeiros socorros é fundamental, sua função é salvar vidas, então sempre há vagas.
Não há dúvida de que construir uma carreira nesta área é uma ótima opção, mas devido à responsabilidade que exige, exige uma preparação intensiva.
Os investimentos em cursos preparatórios são lucrativos porque o mercado de trabalho é muito grande para os profissionais de primeiros socorros.
Engana-se quem imagina que trabalha sozinho em um hospital. Grandes empresas de diferentes segmentos precisam ter um socorrista em seu quadro de funcionários.
Socorrista, o que faz?
O socorrista é um profissional muito importante para a comunidade. Portanto, é altamente valorizado e procurado no mercado de trabalho. A principal razão desse prestígio é que sua missão é salvar pessoas e salvar vidas.
Simplificando, as funções desse especialista incluem: resgatar os feridos, prestar primeiros socorros, prestar assistência aos feridos antes da chegada de outros especialistas e acompanhar os pacientes em transporte até o local de atendimento médico.
Como ser um socorrista?
É muito comum verificar que o trabalho dos serviços de emergência é realizado por profissionais de saúde (paramédicos, enfermeiros, técnicos e paramédicos, entre outros) ou serviços de segurança pública (polícia militar e bombeiros).
No entanto, existem instituições de ensino que oferecem cursos para socorristas. Vale lembrar que atuar nessa profissão exige determinação, coragem e proximidade com a área da saúde.
Curso para ser um socorrista
Os cursos oferecidos por escolas de treinamento têm como objetivo educar e treinar profissionais para prestar serviços de resgate e primeiros socorros às vítimas em vários locais, como ruas, avenidas, rodovias, residências, fábricas, empresas, prédios públicos, etc.
Neles, os alunos aprendem todos os procedimentos de primeiros socorros (APS) necessários para salvar a vida de pacientes traumatizados.
Requisitos para seu um socorrista
Você deve ter pelo menos 18 anos para concluir o curso, ter concluído o ensino médio e não ter antecedentes criminais. Além disso, é aconselhável estar em boas condições físicas e mentais.
Perfil profissional esperado de um socorrista
Antes de fazer uma escolha a favor desta profissão, vários fatores devem ser considerados. Isso se deve à responsabilidade que o cotidiano do socorrista exige.
Portanto, antes de procedimentos complexos durante a visita, recomenda-se ter equilíbrio emocional, boa preparação física, calma, atenção e controle.
Além disso, o socorrista deve ser capaz de se comunicar facilmente, pois terá que descrever detalhadamente a situação do acidente e a forma como o paciente foi localizado para que as equipes médicas possam prestar o atendimento da forma mais adequada. a negócios.
Desafios da profissão
O dia a dia da profissão de primeiros socorros inclui acidentes, ferimentos graves e até a morte.
Ajudar requer destreza e os recursos muitas vezes são escassos durante a prestação de assistência. Você deve estar preparado para lidar com esses tipos de problemas.
O horário de trabalho de um socorrista também é um ponto negativo. Algumas empresas contratam esse especialista para trabalhar 30 horas semanais, o que significa que o especialista trabalhará seis horas por dia e, portanto, deverá encontrar outro emprego para receber um bom salário.
Por outro lado, os socorristas costumam trabalhar em uma jornada de 12 horas com 36 horas de descanso, o que garante recompensas satisfatórias, principalmente à noite.