O que considerar para escolher um plano odontológico
O que considerar para escolher um plano odontológico
Cuidar da saúde bucal deveria ser uma das principais prioridades de todas as pessoas. Infelizmente, não é assim que acontece, e muitos acabam tendo problemas sérios relacionados aos dentes. Para melhorar esse cenário, a contratação de um plano odontologico pode ser fundamental.
O que é um plano odontológico?
Antes de explicar as vantagens e benefícios de se contratar um plano odontológico, é importante destacar o que é isso e como o plano funciona.
Assim como os planos de saúde, que são contratados pelas pessoas para que elas tenham atendimento hospitalar garantido, sempre que precisarem, o plano odontológico funciona de modo a permitir que os beneficiários tenham acesso a procedimentos de qualidade junto às clínicas credenciadas.
Obviamente, existem algumas diferenças, principalmente em relação às coberturas dos planos, os valores e as categorias. Ainda, nesse caso, o plano é voltado apenas para tratamento odontológico, ou seja, para cuidados relacionados à boca e aos dentes.
Categorias dos planos
Assim como existem diversas categorias de planos de saúde, também existem diferentes tipos de planos de odontologia, englobando diferentes condições monetárias, idades e grupos.
O plano odontologico empresarial, por exemplo, é um tipo de plano estipulado para que as empresas contratem e ofereçam para os seus funcionários.
Dessa maneira, todos os trabalhadores que irão englobar esse plano terão atendimento de qualidade, sempre que precisarem.
Esse tipo de escolha pode trazer diversas vantagens para as grandes empresas, assim como outros benefícios que elas oferecem.
Conheça os principais pontos de destaque que o plano dental coletivo empresarial pode trazer para a sua empresa:
- Acompanhamento odontológico de qualidade;
- Melhora do desempenho dos funcionários;
- Diminuição nas ausências;
- Menor preocupação;
- Mais engajamento.
As pessoas também podem optar por contratar planos de ontologia de forma individual ou algum que englobe toda a sua família, como os planos familiares.
Para famílias que não tem tantas condições de contratar um plano individual para cada membro, essa pode ser uma opção interessante, que traz diversas vantagens para o contratante.
Por fim, outra categoria interessante de planos é o plano dental para MEI. Isso porque o formato de trabalho MEI, ou Microempreendedores Individuais, é diferente e um plano específico possui diversos benefícios, justamente para estimular o crescimento dos microempreendedores no Brasil.
Entre esses benefícios está, justamente, a distinção exclusiva de planos de saúde e de odontologia.
Como muitos dos empreendedores trabalham de forma individual ou com no máximo um funcionário em suas empresas, fica mais fácil para as clínicas medirem esse caminho.
Dessa forma, o plano odontologico para MEI é uma ótima opção para essa classe de trabalhadores.
Vantagens de contratar um plano
Existem diversas vantagens de contratar um plano, independentemente de qual categoria você se enquadra.
Como se trata de uma contratação mensal, ou seja, você só precisa pagar uma vez por mês para ter todo acesso às consultas e tratamentos, ao menos os obrigatórios, apenas contratando o plano, a vantagem financeira é indiscutível.
Além disso, você recebe atendimento de qualidade sempre que necessário, diminuindo diversas preocupações acerca da saúde bucal e corporal.
Como escolher o melhor plano
Se você está na dúvida de qual plano, seja um odonto empresarial, um plano familiar ou individual e, além disso, também não sabe qual clínica escolher, é bom realizar uma pesquisa.
É importante verificar os valores oferecidos, as coberturas, a localização das clínicas que aceitam seu convênio, os períodos de carência, entre outros fatores que podem influenciar nos atendimentos, valores e qualidade.
Essa contratação deve ser feita com cuidado. A decisão precisa ser tomada depois de uma análise profunda das opções. Quando encontrar o plano que melhor se enquadra nas suas condições, não hesite.
Cuidados bucais são essenciais
Para finalizar, é sempre importante destacar que, cuidar da saúde bucal é imprescindível, independentemente da idade.
Esses cuidados devem começar ainda na infância, mesmo que as crianças ainda possuam dentes de leite.
Por isso, é fundamental que os pais incentivem seus filhos a escovar bem os dentes e prestarem atenção enquanto estão fazendo isso, justamente para criar o hábito que durará para o resto da vida.
Cuidar da saúde bucal pode ser determinante para que você não tenha doenças bucais diversas, que podem surgir a qualquer momento.
Além disso, garante uma vida mais saudável e qualificada, visto que, problemas que surgem na boca e nos dentes podem se tornar bastante incômodos, e podem também se espalhar por outras partes do corpo.
Por isso, tenha essas práticas de escovação diária e bem feita dos dentes, ao menos 3 vezes por dia e sempre após as refeições, utilizar fio dental após as escovações, consultar seu dentista, além de contratar um plano odontológico que facilitará o cuidado com seus dentes.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares
Leia também: 4 razões para crianças não usarem saltos altos.