Massagem Shantala fortalece vínculos e traz benefícios aos bebês

Massagem Shantala fortalece vínculos e traz benefícios aos bebês

Para quem ainda não conhece a massagem shantala, trata-se de um tipo de técnica específica para bebês. Essa massagem teve descoberta no país indiano. Ela é realizada pela família, em contato que o bebê sente toque, cheiro e compreende que aqueles são familiares que dão afeto, carinho e atenção.

 

De acordo com os ensinamentos convencionais, essas técnicas indianas podem ter aplicação em bebês, a contar o 1º mês de vida. Ainda, há o fortalecimento do vínculo entre o bebê e a família, trazendo vantagens inúmeras para a saúde da criança.

 

Esses toque costumam abranger o corpo todo do bebê, como as costas, barriga, peito, bracinhos e face. A criança consegue ficar mais calma e chora menos com essa técnica, visto que a massagem é capaz de promover relaxamento. Além desses aspectos positivos, as massagens podem ter associação com o momento de cólica.

 

Além da shantala, o ideal é que os pais tenham cuidado com a amamentação do bebê até os 6 primeiros meses de idade. É possível, ainda, combinar o leite materno com sucos que disponibilizam complementos de nutrição e outros que auxiliam em relação a função intestinal de crianças.

Benefícios da massagem shantala para bebês

De acordo com o ensinamento convencional, as técnicas indianas podem ter aplicação em bebês logo em primeiro mês de nascimento. Confira os principais benefícios da shantala para bebês:

Tranquilidade e relaxamento

Com os toques que acontecem pelo corpo do bebê, ela passa a ficar mais tranquila, e os pais presenciam um choro menos assíduo, bem como menos trabalho em momento de trocar fraldas. Ainda, o relaxamento atua na contribuição para aliviar cólicas e uma noite de sono mais gostosa.

Melhora a função intestinal

Essa massagem peitoral é capaz de melhorar a respiração. Isto porque é responsável por expandir a caixa do tórax. A movimentação na região abdominal ajuda a melhorar o funcionamento intestinal e estomacal.

 

O posicionamento do bebê, inclusive, quando de costas, promove o estímulo da coluna vertebral e os movimentos de pernas, mãos e braços. Isso facilita que os músculos se desenvolvam. Além disso, o aprendizado da criança também é favorecido.

Consciência corporal

A massagem pode ainda trazer consciência do corpo. Assim, o bebê consegue ganhar uma noção maior do espaço e das limitações do próprio corpo. Com isso, há uma movimentação maior. A criança cresce com uma noção aprimorado do espaço, sem que esbarre demais nas coisas quando começar a andar.

Melhor contato com a família

Essa é uma forma também de demonstração de amor em relação ao bebê. Com isso, a criança passa a entender melhor o afeto e o contato físico com os familiares. O resultado disso é que a criança passa a melhorar desde cedo o relacionamento com os próximos.

Importante para quem nasceu de cesárea

Em razão de que o bebê que nasceu de cesárea não teve a massagem do nascimento pelo canal vaginal, podem ter benefícios gigantes com a massagem shantala, que oferece a movimentação e contato físico específico.