Dicas para esconder o botijão de gás

Dicas para esconder o botijão de gás

Para muitos ele é quase invisível, já faz parte do mobiliário, para outros, porém, ele prejudica a decoração e incomoda visualmente. O fato é que quase toda casa ou apartamento tem um botijão de gás como um dos principais acessórios. E se você faz parte do grupo que gostaria de poder esconder esse utensílio, continue lendo esse artigo.

Certamente, pelo gás se tratar de um composto de material altamente inflamável, nunca é demais lembrar da importância de armazenar o botijão com segurança.

Garantindo a sua segurança e da sua família

Nunca é demais lembrar dos cuidados que devemos ao comprar o botijão de gás, justamente, por se tratar de um item altamente inflamável, ou seja, que pode colocar a sua vida, de sua família e até dos vizinhos em risco.

Os cuidados, portanto, devem começar na hora da compra, sendo fundamental  verificar se o botijão não está amassado ou enferrujado, e se a pintura está intacta, se ele está com a etiqueta de instruções e de segurança.

Outra dica é jamais deitá-lo, ou o submeter a solavancos e batidas brutas ( e isso vale mesmo quando estiver vazio), pois o botijão sempre acumula em seu interior algum resquício de gás que pode causar acidentes.

Pronto, agora que já conhece alguns riscos, é a hora de decidir onde será instalado o botijão. Certamente, deverá ser perto do fogão, porém, não deve ser tão perto assim, devendo ser observada uma distância segura, evitando que  a mangueira de plástico entre em contato com alguma parte do fogão, dessa forma, não correndo riscos de aquecimento e derretimento.

Dicas de local seguro para seu botijão de gás

Primeiramente, é preciso ter em mente que o ideal é colocar o botijão de gás numa área externa, mas  caso isso não seja possível, por não contar com espaço externo,  a dica é colocá-lo embaixo de alguma janela, ou mesmo, embaixo da pia. Mas, atenção, é preciso que esses espaços tenham paredes de concreto e estejam longe de tomadas, interruptores e qualquer outra fonte de eletricidade ou calor;

E mais, caso opte por deixá-lo embaixo da pia ou em algum armário feito para esse fim, é preciso que haja espaço suficiente para ventilação, jamais o deixando em um local fechado e abafado;

Por mais que ache simpático, não cubra seu botijão de gás com capas de tecido ou plástico, pois são materiais inflamáveis, ou seja, podem incendiar facilmente no caso de um vazamento de gás;

Jamais deixe o botijão de gás próximo ou sobre grelhas e ralos, pois o gás poderá infiltrar por ali e até vir a causar explosões;

Se decidir esconder seu botijão de gás num armário, é fundamental contratar um marceneiro que saberá fazer com um furo próprio para a passagem da mangueira, com apoios e uma boa ventilação. Embora não seja a forma ideal de guardar o botijão, ao menos, atende sua vontade de escondê-lo;

Uma outra alternativa, e que vem sendo muito usada ultimamente por quem não tem área externa, mas quer esconder o botijão, é fazer ou comprar um biombo e, ainda se quiser, pode também colocar uma tampa no biombo e utilizar como mesinha, só não use como aparador de microondas.

Conclusão

Pesquisar na internet interessantes alternativas para quem se incomoda com a presença do botijão de gás, já existindo no mercado acessórios feitos especialmente para sua guarda e segurança, os quais prometem proteger o botijão de intempéries, sujeira e insetos, oferecendo a ventilação adequada.

No mais, vale apostar na criatividade, até caixas de papelão pintadas ou com colagens tem servido para esse fim e feito enorme sucesso, com direito até a itens combinando no restante da decoração.