Decálogo para uma vida saudável
Levar um estilo de vida saudável , como você já ouviu e leu em mais de uma ocasião, é a chave para viver mais e melhor. Trata-se de seguir uma série de hábitos para cuidar do seu corpo, mas também levar em consideração alguns indicadores que nos alertam que é hora de prevenir e procurar um especialista.
- Alimentos : Alimente de maneira equilibrada , variada, suficiente e de qualidade. Frutas, legumes, verduras e legumes, peixe, azeite extra-virgem, carnes brancas, grãos integrais e laticínios desnatados devem ser a grande base da sua dieta diária. Você também deve reduzir o consumo de alimentos pré-cozidos, doces, salsichas, manteigas, margarinas, refrigerantes e carne vermelha.
- Exercício físico : Dedique pelo menos 30 minutos por dia ou 150 minutos por semana. Você tem muitas maneiras de fazer atividade física: caminhar, dançar, correr, andar de bicicleta, tênis … Mas sempre que é divertido.
- Tabaco : Não fume, não permita. Qualquer quantidade de cigarro que você fuma por dia significa aumentar o risco de uma enorme quantidade de patologias, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, câncer, etc. Deixe agora!
- Álcool : A Organização Mundial da Saúde recomenda não exceder duas medidas de álcool por dia em homens e uma em mulheres. No entanto, o melhor conselho é que você o abandone, ele não contribui com nada de positivo e com muitas calorias vazias , além de ser outra fonte importante de doenças.
- Peso e gordura abdominal: meça seu índice de massa corporal (divida seu peso em quilos pela altura em metros quadrados). Conforme indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) , se o resultado for superior a 25 kg / m², é considerado excesso de peso. Acima de 30 kg / m² é a obesidade . Por outro lado, meça seu perímetro abdominal no nível do umbigo. Nas mulheres, deve ter menos de 88 cm e nos homens, 102 cm. Números mais altos representam um aumento significativo no risco cardiovascular .
- Pressão arterial: se você é uma pessoa saudável, basta realizar uma verificação anual e verificar se está com uma pressão arterial menor que 140/90 mmHg. Se você estiver acima, recomendamos que você vá ao seu médico e siga as instruções dele. De qualquer forma, reduza a ingestão de sal para não mais que 5 gramas por dia.
- Colesterol e glicose: esses são dois fatores de risco cardiovascular relevantes. Se depois de uma análise de jejum, seus números são acima de 200 mg / dl de colesterol total , ou o seu “mau” colesterol (LDL-colesterol) é maior do que 130 mg / dl e 110 mg / dl de glicose, deve consultar com um especialista
- Água : pelo menos você deve consumir 2 litros de líquidos por dia, de preferência água (também infusões, leite desnatado e caldos nutritivos não gordurosos). Evite sucos açucarados, refrigerantes e álcool.
- Estresse: Aprenda a controlar seu estresse e ansiedade. Aposte na melhoria da sua vida social e tenha uma boa noite de sono. O sono ineficiente é uma causa de sobrepeso, obesidade e estresse .
- Verifique sua saúde: É melhor prevenir do que remediar, porque agir pontualmente garante melhores resultados.