Por que cosméticos veganos costumam ser mais caros?

Por que cosméticos veganos costumam ser mais caros?

O veganismo tem crescido e ganhado mais adeptos no mundo todo, inclusive no Brasil.

Mas ainda existem pessoas que não entendem o real significado do veganismo. O Veganismo é um estilo de vida adotado por muitas pessoas e seu objetivo principal é excluir do seu cotidiano o consumo de qualquer produto que tenha origem animal ou que traga de alguma forma sofrimento aos animais. Isso inclui zoológicos, roupas, sapatos, alimentação, cosméticos e tudo mais que possa ferir essa filosofia.

Por isso, esses adeptos começaram a cada vez mais exigir das empresas a criação de produtos veganos. A indústria cosmética é uma dessas.

Atualmente, grandes marcas têm entendido essa deficiência de cosméticos naturais, de forma geral. Isso porque a sociedade tem modificado seus conceitos e procurado cada vez mais estabelecer uma relação de respeito com a natureza. Por isso, de nada adianta a empresa produzir produtos veganos cosméticos que possam agredir a natureza. Por exemplo, inserir derivados do petróleo em seus produtos. É comprovado os malefícios do petróleo à natureza.

Muitos consumidores desejam adquirir cada vez mais esses cosméticos naturais, porém a maioria tem uma ideia de que os cosméticos veganos são mais caros, mas será que isso realmente é verdade?

Infelizmente, ainda existe diferença entre o valor dos cosméticos tradicionais e o valor dos cosméticos veganos. Mas o que é importante deixar claro que essa diferença de preço não se dá apenas porque o produto é veganos, mas sim porque o processo de produção sustentável é mais caro, portanto, o custo do produto é mais caro.

Até mesmo por isso esses cosméticos orgânicos acabam sendo mais difíceis de encontrar, pois as empresas não possuem tanto interesse. Porém, o aumento de adeptos à filosofia vegana fez com que as empresas também tivessem que olhar para essa lacuna do mercado.

Outro ponto importante também foi o aparecimento de pequenos produtores e sua produção artesanal de cosméticos naturais.

Depois desses esclarecimentos, vamos entender o que acontece na produção desses produtos veganos e descobrir se é possível encontrar cosméticos veganos baratos.

 

Qual o impacto da produção no preço do cosmético vegano?

 

Analisando os Cosméticos tradicionais podemos observar que muitas fórmulas possuem em sua composição até 80% de água os outros ingredientes seriam conservantes, fragrâncias, emulsionantes e produtos para melhoria da textura da pele, sendo assim para os princípios ativos sobraria apenas uma porcentagem ínfima. Ocorre que esses princípios ativos são os elementos mais importantes de nutrição para a pele. E exatamente aí está a diferença de um cosmético orgânico e um cosmético tradicional, o cosmético orgânico é um produto com uma maior potência porque os seus princípios ativos são concentrados e os ingredientes são reais. Inclusive, o consumidor utiliza uma quantidade menor do produto, pois ele é bem mais concentrado.

Outra questão, que impacta o preço final do produto vegano, está relacionada ao preço da matéria-prima orgânica que pode custar até 5 vezes o valor de uma matéria prima não orgânica. Os produtores destes cosméticos naturais, geralmente, são pequenos produtores que possuem cooperativas ou negócios familiares. Essa produção não faz uso de agrotóxicos, hormônios, aditivos químicos e toda a sorte de venenos que facilitam uma grande produção mais barata. Sem contar com a certificação que também causa impacto no preço final do produto.

O conceito de cosmético vegano passa pelo conceito de cosmético natural, ou seja, elementos extraídos da natureza sem prejudicá-la. Essa produção estimula uma cadeia de consumo muito mais responsável, saudável e ética.

A maioria das empresas que decidem investir na produção natural e utilizar matéria-prima, por serem menores, geralmente, não alcançam grandes vendas.

Além de pensar na matéria prima, as empresas que realmente possuem uma filosofia sustentável, buscam diversos hábitos e práticas, como o consumo de água e consumo de energia responsável, uso da reciclagem em embalagens, instalações sustentáveis, uso de produtos biodegradáveis e tudo mais que possa gerar um consumo consciente e um impacto menor na natureza.

O cenário econômico pelo qual o país passa também impacta diretamente na gerência de uma empresa que opta por não usar práticas convencionais.

O último ponto importante é relativo aos consumidores. Se a demanda por cosméticos veganos aumentar, certamente os produtos ficarão cada vez mais próximos do preço dos cosméticos tradicionais.

Agora, ficou bem mais fácil entender que um cosmético vegano não é simplesmente mais caro por ter a denominação vegana, e sim porque o consumidor realmente leva para casa um produto com resultado potencializado e a certeza de que aquele consumo causará um menor impacto possível na natureza.

A Hamadryas está no mercado com objetivo de, dentro de todas as possibilidades, produzir um cosmético vegano barato e que contenha não somente princípios ativos de qualidade, mas sim o desejo da transformação do mundo em um lugar melhor.