Biquíni: A história do traje de banho feminino
O biquíni já se tornou o principal traje de banho feminino dentro do guarda-roupa. Este item indispensável ao lado do maiô, possui diversos modelos e estilos nas praias espalhadas pelo país, e em piscinas afora.
A variedade de estampas, cores, e tecnologias envolvidas em sua confecção, parecem infinitas a medida em que várias tendências continuam sendo lançadas ano após ano.
Mas, ao contrário do que muita gente pensa, a sua popularização não foi das melhores na época de sua criação. O que hoje é uma peça comum para ser utilizada em público, na época era motivo de espanto e discriminação.
Neste texto, você vai entender tudo sobre a história do traje de banho mais famoso de todas as linhas de moda praia feminina.
Em que ano surgiu o biquíni?
Quando falamos sobre a história do biquíni, uma das primeiras perguntas a serem feitas é qual a data de surgimento desta roupa de banho feminina. Bom, o primeiro traje de banho, surgiu em 5 de julho de 1946.
Anos antes, algumas outras mulheres iniciaram um movimento um pouco mais conservador, como a alemã Käthe Hemme, que chamava o bíquini de “traje de banho de duas peças” – mas, que ainda assim, também foi visto como muito ousado.
Em tempo de pós guerra, as variedade eram muito poucas, o que fez com que as mulheres da época tivessem que improvisar, tentando fazer suas próprias peças a partir de vestidos, casacos rasgados.
Quem inventou biquíni?
O biquíni foi inventado pelo costureiro francês Louis Réard. Devido a época de sua criação, foi considerado uma peça ousada. E isso gerou uma repercussão negativa diante de boa parte do público, principalmente a religiosa que era dominante na época, devido a sua “vulgaridade”, sendo até proibido em alguns países.
A primeira mulher a usar o biquíni
Como este traje de banho feminino, não era uma peça tão aceita para ser usada em público, seu lançamento gerou receio e acabou desencorajando muitas mulheres a adotar o seu uso.
Réard teve dificuldades em encontrar modelos que topassem usar o traje pela primeira vez em público, considerando o costume da época onde era inaceitável ter partes do corpo tão à mostra.
Porém, a modelo e bailarina Micheline Bernardini, ousou e desfilou na beira de uma piscina pública em Paris usando o bíquini.
O origem do nome biquíni
O surgimento do biquíni ocorreu-se em uma época histórica pós acontecimento da primeira bomba nuclear – uma triste etapa da história que chocou o mundo e causou perplexidade diante do público.
Os testes de bombardeio no Atol de Bikini, no Oceano Pacífico, foi o estalo de inspiração para a criação do nome que conhecemos hoje. Isso porque, gostaria que causasse o impacto na sociedade diante da ousadia criada na peça.
O biquíni no Brasil
No Brasil, o biquíni só começou a se popularizar no final da década de 50 – pegando um pouco dos conceitos que vemos hoje para muitos produtos se popularizarem, “influenciadoras da época” utilizaram a peça e tornaram-se a porta de entrada para mais mulheres adotarem o biquíni em nosso país.
Entre as que iniciaram o uso desse traje de banho feminino foram as vedetas Carmem Verônica e Norma Tamar, juntando uma multidão nas praias de Copacabana no Rio de Janeiro.
Outra que foi um símbolo na época foi a atriz Leila Diniz, onde foi vista na praia utilizando o biquíni da moda em plena gravidez. E isso se tornou um símbolo de libertação feminina nos anos 70.
Anos 70, 80, 90 e atual
Iniciada a tendência em 1946, somente lá pelos anos 70 que a peça avançou na ousadia, e foram criados outros modelos ainda menores, como a tanga, por exemplo.
Nos anos 80, tivemos o surgimento do biquíni asa delta, seguido pelo biquíni fio dental, ambos fazem muito sucesso até os dias de hoje.
Nos anos 90, a peça ganhou impulso, surgindo outros modelos, tecnologias, e estampas. Muitas delas vemos hoje quando falamos de moda praia.
Hoje em dia, o traje de banho feminino é uma peça já estabelecida e altamente utilizada, sendo o Brasil uma referência na produção e tendência de biquíni.
Os biquínis brasileiros são referência no exterior. O nosso clima favorece a atmosfera de criação das peças.
É muito comum vermos outros modelos como o biquíni hot pants, biquíni ripple,, biquíni cortininha, biquíni com bojo, biquíni neon – que promete ser uma grande tendência para o próximo verão e muito mais!
Para ficar por dentro dos modelos de traje de banho feminino que estão bombando no mundo da moda, a dica da nossa equipe Akacessórios é que acesse o site da Praaiah – loja especializada em moda praia, e adquira o seu!