5 Melhores tipos de tecidos para confeccionar roupas 

5 Melhores tipos de tecidos para confeccionar roupas 

Leia o artigo e veja os 5 Melhores tipos de tecidos para confeccionar roupas!

Conheçam quais os 5 melhores tipos de tecidos para confeccionar roupas, aqui neste artigo! 

O mundo dos tecidos é muito vasto, pelo que as possibilidades de escolha variam de acordo com o tipo de peça, o gosto pessoal, dificuldade de trabalhar, se o tecido é ou não hipoalergênico, entre outros.  

Nesse sentido, se o nosso trabalho é baseado na confecção ou ajuste de roupas SP, possivelmente estaremos nos perguntando quais são os tipos de tecidos mais usados, então aqui falaremos sobre estes e suas propriedades.  

5 Melhores tipos de tecidos para confeccionar roupas 

5 Melhores tipos de tecidos para confeccionar roupas 

A seguir, os melhores tecidos para confecção de roupas: 

1. Algodão 

O algodão é uma fibra natural, portanto não requer transformação industrial. O tecido de algodão é um dos mais versáteis e se caracteriza por sua maciez e permeabilidade. Também se distingue por ser resistente, mesmo a lavagens fortes, e não causa alergias e irritações na pele.  

É comum que roupas de bebês, meias, camisas, calças, flanelas e roupas de cama sejam feitas com esse tecido, pois permite a transpiração do corpo. Do lado negativo, o algodão suja e enruga-se facilmente, porém, ao combiná-lo com tecidos sintéticos, podemos reduzir essas desvantagens.  

2. Lã 

A lã é outra fibra natural e proveniente de animais, podendo ser misturada com fibras sintéticas para melhorar seu processo de lavagem e limpeza. É um tecido quente na estação fria e fresco na estação quente; e fácil de tingir, razão pela qual os fabricantes de roupas preferem criar calças, ternos, casacos e até tapetes e capas de almofada.  

O ponto negativo da lã é que ela pode se desgastar com o sol, se os cuidados corretos não forem tomados. 

3. Seda 

5 Melhores tipos de tecidos para confeccionar roupas 

Os séculos passam, mas esse tecido natural continua a ser usado. É o tecido preferido para fazer roupas de camas, estofados e roupas de luxo. Entre suas vantagens está o belo brilho natural, é um tecido resistente e durável, é hipoalergênico e respirável. Como contras, é um tecido que se estraga facilmente com a luz do sol e com a umidade.  

Um dos tecidos feitos com essa fibra é o tafetá, que se caracteriza por ser fino e macio ao toque, o que o torna ideal para desenhar roupas femininas e criar silhuetas amplas.  

4. Poliéster 

É um dos tecidos sintéticos mais populares pela sua resistência e por manter a sua forma, não enruga nem encolhe e é fácil de limpar. O tecido possui propriedades termoplásticas, o que significa que pode ser cortado a laser em diferentes padrões.  

Muitas vezes vemos esse tecido, ou uma mistura, em saias e vestidos. É sedoso e de cores vivas, embora um dos seus pontos negativos seja que dificilmente absorve umidade. 

5. Viscose ou Rayon 

Viscose ou rayon tornou-se popular como um bom substituto para a seda. É obtido a partir de polpa de madeira ou bambu e está entre os preferidos para a confecção de roupas esportivas, vestidos e blusas.  

Entre suas qualidades mais relevantes, encontramos que é macio, absorvente, respirável, fácil de tingir e confortável de usar. A mistura da viscose com o poliéster dá um tecido muito confortável e de alta durabilidade. O único detalhe a mencionar é que pode perder a forma rapidamente se não for misturado ao poliéster e tornar-se mais frágil quando molhado.  

Agora que sabemos os tipos de tecidos mais utilizados para confeccionar roupas, a escolha vai depender do tipo de peça que vamos fazer e das qualidades que exigimos que ela tenha para ser usada nas diferentes atividades.